Flashback

os quatros cabeludo de liverpool


Os quatro cabeludos na américa
O conjunto musical The Beatles era um sucesso em toda a Europa Ocidental. Faltavam os Estados Unidos. Brian Epstein tinha o plano de levar o grupo à América, mas o grupo decidira que não embarcaria sem um single no topo da Billboard. E não era apenas arrogância: muitos nomes famosos na Inglaterra se aventuravam pelos Estados Unidos, esqueciam seu público local e não angariavam a simpatia ianque.
Quando já estavam em primeiro lugar no Reino Unido, The Beatles ainda eram ilustres desconhecidos no outro lado do Atlântico, mas, para todos os efeitos, nunca tinham tentado a sério. A verdade é que a própria EMI não se interessara em lançar o conjunto músical por lá.
Em janeiro de 1964, após uma temporada de um mês no Finsbury Park de Londres, The Beatles embarcaram para sua primeira turnê pela França. Após reportagens de revistas como Time e Newsweek, a Capitol (o selo jovem da EMI na Califórnia) despertou para o conjunto musical e lançou o single I Wanna Hold Your Hand com toda promoção merecida. De longe, sem deixar o Velho Continente, eles conquistavam o Novo Mundo. Em Paris, eles receberam o telegrama da EMI inglesa: "Parabéns, vocês são número um na América".
Demorou mais de um ano desde que eles faziam sucesso na Inglaterra, mas os americanos finalmente puderam ver de perto no Ed Sullivan Show, da TV CBS, The Beatles, o jovem fenômeno britânico que contagia multidões e enlouquece seus fãs.
O impacto do show dos britânicos, porém, parece ter sido mais poderoso do que qualquer outro.Sua primeira aparição em 09 de fevereiro é considerado um marco na cultura pop americana e o início da invasão britânica na música. A polícia de Nova York informou que, durante o tempo em que The Beatles se apresentaram naquela noite de domingo, não houve um crime sequer reportado nos Estados Unidos.