Flashback

Guitarra

O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não possuir caixa de ressonância, mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.
Na guitarra acústica e também em algumas variedades semi-acústicas, o corpo tem as funções de caixa de ressonância e de fixação das cordas. O corpo é uma caixa oca feita de diversas madeiras.
Geralmente tem uma abertura (chamada boca) na parte superior, necessária para amplificar o som das cordas e permitir a vibração do ar.
Abaixo da boca é colado o cavalete, usado para fixar as cordas ao corpo.
O cavalete possui furos para a fixação das cordas. Sobre o cavalete, é montado o rastilho, uma barra de madrepérola, osso ou plástico que serve para distanciar as cordas do corpo e da escala.
Na guitarra elétrica e no baixo, o corpo é uma peça maciça de madeira, geralmente maciça ou nos modelos mais populares, madeira laminada, pois isso produz instrumentos leves e muito rígidos, além de terem melhor sonoridade.
Guitarra solo ou guitarra líder é o nome dado à guitarra líder e principal executada por um músico em uma banda, que costuma fazer a parte melódica da canção. Geralmente esta definição existe em contraponto a uma guitarra base; isto ocorre quando há mais de um guitarrista em uma mesma banda. Esta distinção é feita, mais comumente, em bandas de rock e metal, porém pode se aplicar à qualquer gênero musical que tenha guitarras.
Guitarra rítmica ou como é mais conhecida Guitarra base é a forma usualmente utilizada para referir o acompanhamento rítmico e harmônico de um vocalista, principalmente para outros instrumentos em um conjunto. Se a bateria fornece o esqueleto rítmico da música, a base oferece a estrutura harmônica da música. Tal elemento é extremamente essencial à composição.

Você poderá gostar também : Estrutura da guitarra