Flashback

carnaval uma das maiores comemorações do país

O carnaval inicialmente realizada pelos gregos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção e posteriormente passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica. Um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O mesmo ocorre 47 dias antes do Domingo de Páscoa, todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da Páscoa e esta é calculada em função da lua cheia.

O Carnaval da antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. A origem do termo "Carnaval" é um periodo marcado adeus á carne ou carne prazer e uma grande concentração de festejos populares e tambem um período festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adopção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Países que se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo.
O carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia em aproximadamente 1723. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país.
Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje. Embora tenha anos de tradição no Brasil e no mundo, o carnaval não começou com escolas de samba desfilando pelas ruas e mulheres bonitas sambando com fantasias superproduzidas.
As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.
O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta.