Flashback

Caráter

Caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.
O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
Carácter em português europeu antes do Acordo Ortográfico de 1990 é um termo usado em psicologia como sinônimo de personalidade. Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade.
Muitas pessoas associam o caráter a uma característica relacionada à Genética, o que não ocorre.
O caráter de uma pessoa é algo independente de sua referência genética
.
"Difícil pensar em pior caráter que o do bajulador, exceto quem o inveja."
- Sir Richard Steele & Joseph Addison -
"O caráter e a disposição dos seguidores de Cristo será como o de seu Mestre".

"Nada exige mais caráter do que se descobrir em oposição aberta ao que acontece no seu tempo e às pessoas que você ama, e dizer bem alto: Não!"

"O caráter é um triunfo de nossa determinação sobre a nossa inclinação".

"Venho e volto do campo e os bois são os mesmos: não mudam de caráter. Já os homens..."
- Leonel Brizola em 2003. -

"Não escolhas para amigo um homem de mau caráter."
- Talmude.-

"A sorte, para chegar até mim tem de passar pelas condições que o meu caráter lhe impõe."
- La fortune.-

"Não se pode construir o caráter e coragem retirando-se do homem sua independência."

"Não julgue um homem pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter"
- Martin Luther King. -

"Certamente, você não irá calcular qualquer diferença essencial de meras aparências, pois o riso de luz que as bolhas no lábio muitas vezes é um manto sobre a profunda e salgada tristeza, e o olhar sério pode ser o véu que cobre sóbrias, uma paz divina."

"Manter o caráter é bem mais fácil do que recuperá-lo".

"A vingança é salutar ao caráter; dela brota o perdão".
- Graham Greene.-

"Os homens de caráter firme são as colunas mestras da sociedade a que pertencem."

"O caráter dá esplendor à juventude e respeito à pele enrugadas e aos cabelos brancos."

"O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida."
- Goethe .-

"Após uma longa distância, você aprende sobre o vigor de seu cavalo; Após um longo período de tempo, você aprende sobre o caráter de seu amigo."
- Provérbios chineses -

"Jade deseja obter antes um decoro do que uma jóia. "

"A muitos não incomoda ser superado em riqueza, caráter ou temperamento, mas ninguém, em especial um soberano, gosta que lhe excedam em inteligência. Trata-se, afinal, do maior dos atributos".
- Baltasar Gracián.-

"O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter".
- Sócrates.-

O coracle é um barco pequeno, leve, do tipo tradicionalmente usado no País de Gales, mas também em partes do Oeste e Sudoeste da Inglaterra, Irlanda (particularmente o Rio Boyne).
O coracle é um tipo antigo de naves aquáticas geralmente construido em formato arredondado ou mais ou menos quadrado, mas nem sempre seguindo esse design típico, podendo ser comprido e possuir vários pares de remos.
O coracle foi utilizado por muitos povos do planeta através da história e continua sendo utilizado mesmo nos dias de hoje, seja como meio de transporte ou de recreação.
- Coracle equitação em Hogenakkal -
- Quedas (sul da Índia no rio Kaveri) -

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém .
A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.
A conceituação de temperamento é no entanto difícil e se confunde muitas vezes com outros conceitos como traços de personalidades e motivos.

A teoria de Hipócrates

Hipócrates, filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles.
Segundo ele há quatro tipos de temperamento, conforme domine no corpo do indivíduo um dos quatro fluidos corporais (humores):
sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis) e melancólico (astrabílis ou bílis negra).
Cada um deles possui uma determinada característica:
Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
Essa teoria entrou na idade média através de Galeno e influenciou todo o pensamento ocidental.

O caráter faz ver além, nas consequências dos atos de hoje, e não pode ser adquirido ou estudado ou mesmo aprendido.

O Space Shuttle Challenger desastre ocorreu em 28 de janeiro de 1986, quando a NASA Space Shuttle orbiter Challenger (OV-099) (missão STS-51-L) se separaram 73 segundo em seu vôo, levando à morte de seus sete tripulantes, que incluiu cinco NASA astronautas e dois especialistas de carga.
A nave espacial se desintegrou sobre o Oceano Atlântico, ao largo da costa de Capo Canaveral, Florida.
Desintegração do veículo começou depois de um anel de vedação do selo em seu direito foguete sólido (SRB) falhou na decolagem.
STS-51-L foi o 25º voo do programa do ônibus espacial norte-americano, realizado com a nave Challenger, e que marcaria o primeiro voo de um civil a bordo de um ônibus espacial, a professora Christa McAuliffe.

Challenger (ônibus espacial) STS-51-L
Espaço Challenger Shuttle desastre..

Peixe Palhaço há 28 espécies conhecidas de anemonefish, a maioria dos quais vivem nas águas rasas do Oceano Índico, o Mar Vermelho, e no Pacífico ocidental. Eles não são encontrados nas Caraíbas, Mediterrâneo, ou Oceano Atlântico.
Surpreendentemente, todos os clownfish são nascidos do sexo masculino. Eles têm a capacidade de mudar seu sexo, mas vai fazê-lo apenas para se tornar a fêmea dominante de um grupo. A mudança é irreversível.

- A clownfish swimming -.