Flashback

vitrais góticos


Olá pessoal, nesta postagem vou falar um pouco de vitrais, que me deu esta excelente idéia foi uma querida amiga, que atualmente vem se dedicando a pintar vitrais.
Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas e construções estilo europeus, são os vitrais, embora tenha sido criado inicialmente no Oriente, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.
Sobre esse aspecto, ainda vale ressaltar que os vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.

A arquitectura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.
O efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.
Sublinhava sempre o efeito miraculoso produzido pelos janelões nas igrejas góticas, e tambem nas construções, dias atrás eu e a minha querida amiga estavamos comentando a beleza dos vitrais, ainda existentes na grande São Paulo, mas especificamente no mercadão Municipal e estação da Luz, e muitos outros lugares.
Com o tempo, o vitral passou a ocupar o lugar da iluminura, como forma pictural dominante.
Bom pessoal não só falei um pouco de vitrais, como acabei falando do gótico.